domingo, 27 de maio de 2012
sábado, 26 de maio de 2012
Agradecimentos e Expediente
Ultimo final de semana antes da apresentação do trabalho, que será no dia 29, próxima terça-feira, e já temos o trabalho praticamente pronto! A única coisa que falta mesmo é levar as peças para a gráfica! A pesquisa foi muito rica e interessante, e a arte está muito bonita. Um agradecimento as nossas famílias e amigos que ajudaram com idéias e informações! E a nossa equipe:
Diretora Geral, Arte e de Projetos Fernanda Sonnenstrahl
Diretor de Criação, de Publicidade e de Arte Rodrigo Augusto
Diretora de Redação e Coordenadora de Pesquisa Stephanie Freitas
Redatora-Chefe e Diretora de Relações Internacionais Laryssa Barboza
Um abraço a todos que acompanharam as nossas pesquisa.
Diretora Geral, Arte e de Projetos Fernanda Sonnenstrahl
Diretor de Criação, de Publicidade e de Arte Rodrigo Augusto
Diretora de Redação e Coordenadora de Pesquisa Stephanie Freitas
Redatora-Chefe e Diretora de Relações Internacionais Laryssa Barboza
Um abraço a todos que acompanharam as nossas pesquisa.
Agenda RIO+20 para a Sociedade Civil
Confirmando a agenda já comentada no blog:
O Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO) está coordenando uma programação de atividades para garantir a participação da sociedade civil em espaços extra-Riocentro (Agenda Sociedade Civil), tendo em vista seu papel fundamental na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Esta programação inclui seminários, workshops, debates e reuniões e terá lugar tanto nos espaços organizados pelo CNO quanto em outros locais gerenciados pelos próprios representantes da sociedade civil.
A divulgação desses eventos, bem como daqueles da Conferência em geral, estará disponível na página oficial da Rio+20. Haverá também aplicativos de consulta para usuários de smartphones e tablets e em “totens” distribuídos pela cidade do Rio de Janeiro. Ressalta-se que o CNO exime-se de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e realização dos eventos, limitando-se a incluir a atividade na Agenda e, em alguns casos, prover os espaços adequados para a realização da mesma.
Os espaços gerenciados pelo CNO durante a Rio+20 onde ocorrerão atividades programadas pela sociedade civil são:
· Parque dos Atletas
· Auditório VivoRio
· Museu de Arte Moderna/MAM
· Arena da Barra
· Píer Mauá
O Governo brasileiro também apoia a iniciativa da Cúpula dos Povos, que se realiza no Parque do Flamengo. Maiores informações sobre esta iniciativa podem ser encontradas no site www.cupuladospovos.org.br.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Meios de se aproveitar melhor a RIO+20
Para saber mais sobre a RIO+20 entre no site oficial, lá você poderá ver o que está acontecendo, quais são os projetos, quem participa e muito mais:
E se quiser colaborar com sua opinião, compartilhe suas idéias para um meio de vida mais sustentável através do site da ONU:
terça-feira, 22 de maio de 2012
Artesanatos com Reciclagem
Algumas idéias muitos legais e bonitas do que se fazer com aquelas coisas velhas que estão guardadas em casa:
Garrafa PET e lata.
Jeans velho.
Monitores antigos.
Miolos de rolo de papel higiênico.
Lista telefônica ultrapassada.
Potes de vidro.
Garrafas PET.
Garrafas de Vidro.
Garrafinhas d'água.
Potes de Shampoo
Fitas métricas.
O que é Energia Sustentável ?
Energia sustentável é uma energia obtida sem a destruição de qualquer recurso natural. Seria mais ou menos o mesmo que dizer energia renovável.
No entanto, energia sustentável é uma atribuição dada a situações onde existe equilíbrio entre o recurso explorado e a geração de riquezas (nesse caso, a geração de energia).
Calendário RIO+20
Abaixo estão as datas dos congressos e movimentos que ocorrerão não somente no Brasil, e que estarão abertos à população:
01 a 06 de Junho - Congresso Mundial da Sociedade Internacional da Economia Ecológica (Rio de Janeiro)
04 a 13 de Junho - 6º Congresso Mundial da Juventude (Rio de Janeiro)
5 de Junho - Dia Mundial do Meio-ambiente e do Global Action Day (Marcha de Protesto da Cúpula do Povos)
13 a 24 de Junho - Cúpula dos Povos (Aterro do Flamengo)
20 de Junho - Global Action Day (Marcha de Protesto da Cúpula do Povos - Aterro do Flamengo)
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Documentos Importantes para a Conferência
A principio vamos dar uma olhada nos resumos dos documentos assinados anteriormente pelos países participantes do RIO+20, documentos esses que serão revisados nas conferências.
Protocolo de Kyoto
Resumo: É a parte prática da Convenção do Clima, um dos principais acordos da Eco-92. Lançado em 1997 em meio a muita polêmica e disputa política entre países, entrou em vigor apenas em 2005, com a entrada da Rússia. O Brasil o ratificara em 2002. Até hoje, não foi reconhecido pelos Estados Unidos. O protocolo transformou em números as necessidades expressas pela Convenção do Clima. Uma das regras, por exemplo, estipula que países desenvolvidos reduzam em 5,2% as emissões de carbono até 2012, em relação aos níveis de 1990. Mas a meta está longe de ser alcançada. Em dezembro de 2011, os países reunidos na 17a Conferência das Partes realizada em Durban, África do Sul, reavaliaram o Protocolo de Kyoto e o redimensionaram, estabelecendo novas metas até 2015 e, a partir daí, a instituição de um novo protocolo global. A decisão provocou polêmica que culminou com a desistência do Canadá.
Convenção do clima
Resumo: Uma importante conquista da Eco-92 foi o reconhecimento ao apelo da comunidade científica para a mudança do clima, fenômeno que já indicava inúmeros desafios socioeconômicos e geopolíticos no futuro. A convenção entrou em vigor em 1994, estabelecendo o princípio das "responsabilidades comuns, porém diferenciadas", pela qual os países devem reduzir as emissões de gases de efeito estufa, sendo que o maior esforço neste sentido é daqueles que mais emitiram ao longo da história. O acordo firmado na ocasião fomentou nada menos que 17 conferências entre as partes – abreviadas por COP. São rodadas internacionais de negociações, reunindo os países signatários. Também resultou no lançamento do polêmico Protocolo de Kyoto, em 1997.
Convenção sobre Biodiversidade Biológica
Resumo: A convenção aberta para reconhecimento e assinatura dos países em 5 de junho de 1992 foi fruto de um trabalho iniciado pelo Programa das Nações Unidas (PNUMA) quatro anos antes, em 1988. Foi o tema mais polêmico da Eco-92, principalmente pela recusa dos EUA em aderir. O presidente George Bush chegou a declarar que o meio ambiente importava menos que a oferta de empregos aos norte-americanos, e foi alvo de duros protestos no Brasil e na Europa, além de receber críticas ferozes da imprensa de seu país após discursar em plenário. A convenção assegura a soberania dos países sobre seus recursos naturais, que deveriam ser explorados de forma racional. O Brasil foi o primeiro a assinar, seguido por 152 outros países, como Alemanha, Itália, França, Canadá, Japão e Inglaterra. Os americanos só vieram a ratificar a convenção em 1993 e, neste mesmo ano, o instrumento entrou em vigor. A primeira Conferência das Partes foi realizada um ano depois, nas Bahamas.
Declaração das florestas
Resumo: Outro importante documento firmado na Eco-92 foi a Declaração das Florestas. Foi lançado em um período marcado por intensa discussão internacional sobre o desmatamento para uso de madeira pela indústria. Graças a esta declaração, hoje podemos optar pela compra de móveis que trazem o selo FSC, sigla em inglês de Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, instância internacional criada em Toronto, Canadá em 1993, atualmente sediada em Bonn, Alemanha. O selo FSC é a garantia que a peça adquirida não é madeira nativa, mas sim plantada para uso da indústria moveleira.
Agenda 21
Resumo: A Agenda 21 é um clássico para quem deseja entender o que significa desenvolvimento sustentável. Trata-se de um completo plano de ação com 40 capítulos e quase 600 páginas, único resultado de conferências com temática socioambiental realizadas nos últimos 20 anos que foi entregue como um guia orientador à sociedade como um todo. Explica por que, como e o que fazer. Permite adaptação a objetivos locais, o que vem auxiliando até hoje prefeituras, governos, empresas, ONGs e outros segmentos sociais como mulheres, jovens, trabalhadores e sindicatos. Partindo do raciocínio global pela preservação do homem e do planeta, teve o êxito de materializar os diversos temas. Daí ter gerado o famoso slogan internacional Think global, act local (pense globalmente e haja localmente).
Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
Resumo: A declaração final da ECO-92 acenou para um mundo inspirado pelo ativismo ambiental, verde e utópico, porém vigilante. Preservar a natureza não era o bastante: como em uma peça de engrenagem, o ecossistema se fortaleceria com a manutenção da paz entre os países e o desenvolvimento socioeconômico dos países. Este documento foi ratificado em Assembléia Geral da ONU em 12 de agosto de 1992, entrando para a História.
RIO+20
Na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012, deverão participar líderes dos 183 países, que renovarão seus comprometimentos políticos, avaliarão todo o progresso feito até o momento, além de abordar os novos desafios emergentes.
As questões críticas do RIO+20:
Emprego, Energia, Cidades, Alimentação, Água, Oceanos e Desastres.
O Grupo
Segundo post do blog e temos novidades. Gostaria primeiramente de apresentar a equipe. Somos 4 alunos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá: Fernanda Sonnenstrahl, Laryssa Barboza, Rodrigo Augusto Mesquita e Stephanie Freitas de Souza e criamos este blog para divulgar o trabalho que está sendo feito no RIO+20. À partir de hoje teremos mais movimentação no blog, com o andamento do trabalho, informações sobre o RIO+20, tirinhas sobre sustentabilidade, dentre outros.
terça-feira, 8 de maio de 2012
O Começo
Bom vamos começando , hoje tivemos um dia lento em matéria de
pesquisas e reunião de material para o trabalho , mais ao longo destas semanas
de trabalho , vamos postar aqui todo avanço
que conseguirmos sobre o conteúdo , e pretendemos usar o blog também como
meio para expandir a importância dos
assuntos tratados na Rio + 20, como meio de conscientização de o que precisamos
melhorar para um melhor convivo com o meio ambiente.
Assinar:
Postagens (Atom)